A hérnia de disco é uma lesão comum, especialmente na região lombar, que é uma das principais causas de dor nas costas. Essa condição também pode provocar alterações de sensibilidade que se irradiam para a coxa, perna e pé. Estima-se que aproximadamente 80% das pessoas enfrentarão algum tipo de dor lombar ao longo da vida.
Na maioria dos casos, os sintomas da hérnia de disco melhoram naturalmente em até três meses, mas podem ser aliviados mais rapidamente com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo que o paciente apresente melhora sem tratamento, é fundamental realizar um programa que auxilie na recuperação da funcionalidade normal da coluna e no fortalecimento de sua estrutura. Pesquisas indicam que, após o início das dores nas costas, os músculos que protegem a coluna tendem a enfraquecer e atrofiar se não tratados.
Tratamento Inicial e Fisioterapêutico
O tratamento inicial deve ser conservador, envolvendo manejo medicamentoso e fisioterapia, com o objetivo de:
- Aliviar a dor
- Aumentar a capacidade funcional
- Retardar a progressão da hérnia
A fisioterapia inclui várias modalidades que ajudam a manter ou restaurar a funcionalidade:
- Cinesioterapia: Exercícios terapêuticos para fortalecer e estabilizar a coluna
- Hidroterapia: Exercícios na água que reduzem a carga sobre a coluna
- Eletrotermofototerapia: Uso de calor, frio e luz para alívio da dor
- Massoterapia e Relaxamento: Técnicas de massagem que reduzem a tensão muscular
- Acupuntura: Alívio complementar para a dor
Essas intervenções são eficazes tanto no tratamento conservador para manutenção das capacidades físicas quanto no pós-operatório, auxiliando na recuperação funcional. A fisioterapia exerce um papel crucial no manejo de hérnias discais lombares, promovendo o alívio das dores e facilitando o retorno precoce às atividades diárias e laborais.
Referências
- Interfisio. Efeito da intervenção fisioterapêutica na hérnia discal lombar: Revisão Sistematizada. Disponível em: interfisio.com.br
- ITC Vertebral. Hérnia de disco: sintomas e tratamento. Disponível em: itcvertebral.com.br